Cada vez mais, ouvimos falar no estímulo ao protagonismo e à autonomia do aluno, e você já deve saber que as metodologias ativas de aprendizagem buscam justamente isso. Além dessas metodologias, há uma outra tendência para a educação: o ensino adaptativo. Você sabe como ele funciona?
Também conhecida como adaptative learning, essa ferramenta personaliza a aprendizagem e trata cada aluno na sua singularidade. Além disso, o estudante atua como protagonista do próprio aprendizado, o que torna o ensino mais interativo e aumenta o engajamento.
Para saber os motivos pelos quais a sua escola deve apostar nesse novo formato de ensino-aprendizagem, não perca o conteúdo que preparamos para você. Aproveite a leitura!
O que é o ensino adaptativo?
O Ensino Adaptativo, como o próprio nome já diz, adapta a jornada de aprendizado ao aluno. Essa metodologia utiliza de inteligência artificial para diagnosticar as deficiências e as fortalezas de aprendizado dos estudantes.
Primeiramente, é necessário entender que o professor não consegue fazer esse mapeamento sozinho, devido a quantidade de alunos em sala e outras atribuições que o papel do profissional exige.
Dessa forma, a tecnologia facilita esse diagnóstico do aprendizado de cada aluno e auxilia o desenvolvimento individual. Se pensarmos que cada pessoa aprende melhor de um jeito, esse formato atende essa necessidade individual. Assim, a tecnologia atua como condutora da aprendizagem.
O que diz a BNCC – Base Nacional Comum Curricular?
Uma das competências gerais da BNCC diz o seguinte:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”
Assim, o ensino adaptativo permite o desenvolvimento dessa competência e desenvolve muitas outras como:
- Autonomia;
- Curiosidade;
- Senso crítico;
- Proatividade;
- Entre outras.
3 motivos para apostar no ensino adaptativo
Para promover uma cultura digital e a transformação da educação, confira três razões para a sua escola investir nesse modelo de ensino e aumentar o desempenho dos alunos e os resultados da escola.
1. Personalização e flexibilização
Como falamos antes, essa metodologia personaliza o aprendizado do aluno. Vamos entender melhor como isso funciona?
Ao começar a usar a plataforma online de ensino adaptativo, o aluno faz alguns exercícios e simulados para que o sistema mapeie as necessidades de cada estudante, tanto os conhecimentos já obtidos, quanto os que precisam de aprofundamento. Dessa forma, o sistema consegue fazer um diagnóstico inicial.
Na sequência, o aluno entra em uma classificação por nível de conhecimento e, a partir disso, a própria plataforma de ensino adaptativo oferece as soluções ao aluno, ou seja, os conteúdos, exercícios e atividades que ele precisa cumprir.
Assim, os conteúdos adaptados para cada aluno são abordados por meio de trilhas de conhecimento, com vários recursos, o que também possibilita o aprendizado de várias formas, por meio de textos, vídeos e exercícios.
E não para por aí! O estudante também recebe feedback sobre o seu estudo e desempenho, onde são trabalhados os aspectos cognitivos.
Além disso, os estudantes podem estudar no seu próprio ritmo, o que flexibiliza o processo de ensino-aprendizagem, afinal, as pessoas têm velocidades diferentes de aprendizado.
Para concluir esse tópico, ressaltamos que a adequação ao aluno é constante. Isso significa que o conteúdo é moldado continuamente ao aprendizado do aluno, conforme o desempenho, e não apenas no diagnóstico inicial, sendo possível monitorar a evolução dos alunos.
2. Alunos mais satisfeitos, protagonistas e participantes ativos
Como você percebeu, essa metodologia torna o aluno protagonista do seu próprio aprendizado. Por ter uma participação ativa, a abordagem é muito diferente do ensino tradicional, o que por si só já é um grande benefício.
Outra vantagem é a adequação dos conteúdos ao nível e perfil de aprendizagem, o que motiva o aluno a estudar. Do contrário, o aluno teria a sensação de estar aprendendo algo que já sabe, o que tornaria o processo cansativo e desmotivante.
Essa abordagem ativa deixa o aluno mais satisfeito e consequentemente apresenta melhores resultados escolares.
3. Apoio às práticas pedagógicas e à tomada de decisões
A ferramenta de ensino adaptativo apoia o professor nas práticas pedagógicas, afinal, o docente tem mais precisão do conhecimento de seus alunos e sabe o que precisa desenvolver melhor em sala de aula, podendo utilizar abordagens diferentes conforme tem essas percepções.
Então, em vez de desperdiçar tempo com conteúdos que os alunos já compreenderam, o professor pode aprofundar conceitos e práticas que precisam dessa mediação.
Da mesma forma que os professores conseguem acompanhar o desenvolvimento do aprendizado dos alunos, ele também acompanha os dados gerados pela inteligência artificial, por meio de relatórios e gráficos, podendo atuar de forma estratégica na gestão da aprendizagem.
Os gestores escolares têm acesso a esses mesmos resultados e, com isso, podem tomar decisões estratégicas com base em dados, tanto no âmbito da sala de aula, quanto do planejamento pedagógico, que é algo maior.
Afinal, podem ser identificados problemas na abordagem do conteúdo que precisam de mudanças junto aos coordenadores pedagógicos e professores e, assim, é possível propor novos materiais de estudo, projetos ou até mesmo alterações curriculares adequadas para isso. Dessa forma, toda a comunidade escolar é beneficiada: a instituição de ensino, os alunos e as famílias.
Personalize o aprendizado dos estudantes
Como personalizar o aprendizado dos estudantes na prática? A Plataforma A+ tem uma funcionalidade integrada ao Estuda+, o A+ Ensino Adaptativo!
Essa ferramenta metodológica apoia a sua escola na customização do aprendizado dos estudantes. Agora, será muito mais fácil criar trilhas de conhecimento alinhadas com as características e necessidades de cada aluno, a partir de indicadores de desempenho. Que tal saber mais sobre a nossa solução?
Leia também