logo amais educação

A importância da Cultura Maker no desenvolvimento de habilidades nos alunos

Compartilhe:

A cultura maker tem se destacado como uma metodologia educacional inovadora que estimula a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Ao envolver os alunos em atividades práticas de construção e criação, a cultura maker promove um aprendizado significativo e duradouro.

Metodologia Maker para um aprendizado significativo:
Nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, a utilização da metodologia maker tem se mostrado especialmente eficaz. Com atividades que envolvem desde a construção de objetos até o uso consciente das tecnologias para resolução de problemas, os alunos desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais de forma integrada e lúdica.

Material didático:

Os materiais didáticos envolvem experimentação científica, programação, produção maker, design 3D e computação física. Os alunos desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais de forma contextualizada, o que os prepara ainda mais para o futuro.

O material didático auxilia tanto alunos no processo de aprofundamento nos estudos quanto professores no dia a dia das aulas. Pode ser trabalhado de maneira intracurricular (dentro do currículo) ou extracurricular (contraturno, projeto extra, etc.). Além disso, é alinhado com a BNCC e traz conteúdos e temas atuais.

Plataforma on-line de apoio docente:
A utilização de uma plataforma on-line de apoio docente é essencial para garantir a eficácia da cultura maker nas escolas. Assim, os professores têm acesso à formação continuada, com planos de curso alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para todos os anos escolares, permitindo que os educadores estejam sempre atualizados e preparados para implementar as metodologias ativas de aprendizagem.

Assessoria técnica:

Contar com uma equipe especializada em cultura maker é fundamental para o sucesso da implementação da metodologia nas escolas. Essa equipe auxilia na criação de laboratórios maker, na educação STEAM e na implementação de dispositivos tecnológicos, garantindo a integração eficiente da cultura maker na comunidade escolar. A assessoria técnica também atua como apoio aos professores, preparando-os para os desafios e oportunidades do ensino maker, onde o aluno é o centro do processo de aprendizagem.

Prepare seus alunos para o futuro com a cultura maker da amais educação. Saiba mais como podemos te ajudar clicando aqui.

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

O que você está procurando?

Conte-nos!