Qual a importância da biblioteca escolar?

Jovens na biblioteca escolar

Compartilhe:

“Se não tivermos bibliotecas, não temos nenhum passado e não teremos um futuro.” É com esta frase de Ray Bradbury*, que iniciamos o nosso artigo para falar da importância da biblioteca escolar.

Mas será que o único papel da biblioteca é acolher livros e incentivar a leitura? 

*Ray Bradbury foi um escritor americano, autor de livros como Fahrenheit 451 e As Crônicas Marcianas.

Proporciona acesso ao conhecimento

Sem dúvidas, o maior valor de uma biblioteca é o acesso democrático que ela proporciona ao conhecimento.

E isso não é de hoje! No Brasil, por exemplo, a primeira biblioteca, a Biblioteca Nacional, foi fundada em 1808.

Desde então, muitas bibliotecas foram criadas, tanto públicas quanto privadas, facilitando ainda mais o acesso à informação.

O avanço da tecnologia também favoreceu o acesso à leitura, pois hoje temos muitas plataformas digitais para leitura de livros e audiolivros.

Na educação, as bibliotecas exercem um papel fundamental na vida dos estudantes. Isso porque, muitas vezes, as crianças e jovens acabam tendo acesso à leitura somente na escola. 

Assim, é essencial incentivar a leitura desde cedo tanto para despertar o interesse quanto para estimular o hábito de ler que pode perdurar não só na escola, mas fora dela também.

Para finalizar este tópico, vale ressaltar que ter uma biblioteca onde se pode acessar conteúdos técnicos, informativos ou literários é enriquecedor e contribui para a formação de referências para os estudantes, agregando culturalmente as suas vidas.

Apoia o planejamento pedagógico

A biblioteca escolar também proporciona benefícios para os professores e coordenadores pedagógicos. Eles podem elaborar o planejamento pedagógico e os planos de aula, usando recursos da biblioteca da escola em que atuam.

Ao mesmo tempo, os docentes têm a opção de indicar aos estudantes leituras de títulos que constem na biblioteca. Dessa forma, o alcance aos livros fica muito mais acessível financeiramente, pois os estudantes não precisam comprá-los.

Material gratuito: ebook: 5 itens que não podem faltar no planejamento escolar

Serve de ambiente de acolhimento

Muito além de um local de leitura e estudo, a biblioteca também serve de acolhimento aos estudantes.

Afinal, os livros têm o poder de nos transportar para outras realidades, não é mesmo? Além disso, os estudantes sabem que a biblioteca sempre estará aberta para pesquisas, estudos e leituras

Por falar nisso, as bibliotecas que têm computadores para pesquisa também contribuem bastante com a formação dos estudantes. Sem falar nos eventos culturais que acontecem neste espaço, como exposição de obras de arte, saraus literários, clubes do livro, contação de histórias e oficinas.

Especialmente na educação infantil, a biblioteca também assume o papel de apoiar a alfabetização dos estudantes, servindo de suporte escolar.

Por fim, a biblioteca é um espaço ao mesmo tempo individual e colaborativo. Seja para um estudo mais focado ou para um trabalho em grupo, este ambiente sempre está à disposição de quem busca conhecimento!

Dia do Bibliotecário – 12/03

“O Google pode te dar cem mil respostas, mas um bibliotecário pode te dar a resposta certa.”Neil Gaiman

Com essa frase, Neil Gaiman, famoso escritor britânico, faz uma homenagem aos bibliotecários e ressalta a importância do profissional para as escolas.

Além do trabalho de organizar, catalogar, classificar e cuidar dos títulos da biblioteca, o bibliotecário tem a importante função de atender a comunidade escolar.

Seja orientando a busca no acervo, recomendando títulos de acordo com a intenção do estudante ou apoiando projetos de leitura, todas  as pessoas são impactadas pelo trabalho desse profissional.

Vale ressaltar que a tecnologia pode e deve estar presente nas bibliotecas para apoiar o trabalho deste profissional. 

Um acervo digital para gestão dos títulos e dos empréstimos, assim como outros recursos como controle de estoque e gestão de materiais dão suporte ao profissional. A tecnologia também apoia na gestão de dados. Ou seja, o bibliotecário pode colaborar na coleta e análise de indicadores de leitura como:

  • Títulos mais lidos;
  • Títulos mais lidos por faixa etária;
  • Ranking de autores mais lidos;
  • Gêneros literários mais procurados;
  • Quantidade de livros lidos por período;
  • Entre outros.

Dessa forma, o profissional pode subsidiar a escola com dados inteligentes para tomada de decisões estratégicas e até mesmo para divulgar os indicadores de leitura para a comunidade escolar.

Assim, com o uso da tecnologia, o bibliotecário poderá desempenhar um trabalho com ainda mais qualidade e ter mais tempo para atender educadores, estudantes e famílias.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe a importância da biblioteca escolar, que tal saber mais sobre como a escola pode incentivar a leitura?

Leia também

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

amaiseducacao.com.br

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Vamos conversar pelo WhatsApp

Fale com nosso
time comercial