No episódio de estreia da Trilha A+ de Conhecimento, série de lives sobre educação e tecnologia promovida pela Plataforma A+ e realizado no dia 27 de julho, os aprendizados dos professores e gestores escolares durante o período em que as escolas estiveram fechadas foi apontado como o grande destaque no retorno às aulas presenciais.
Para Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, e Alexandre Sayão, CEO da Plataforma A+, convidados do episódio “A tecnologia no retorno às aulas presenciais”, aprendemos que a tecnologia não precisa estar presente somente nas aulas online – ela pode e deve ter um espaço muito maior na aprendizagem dos alunos.
“A retomada das aulas presenciais acontecerá a partir dos nossos aprendizados durante a pandemia. Isso será fundamental para a tecnologia, mas também no novo papel do professor“, analisa Costin, que também é professora universitária de Harvard.
Para Sayão, a importância da tecnologia tem que ser clara como ferramenta para que o foco esteja sempre na aprendizagem. “O papel da tecnologia é ser parceira do professor e do gestor escolar, contribuindo para o sucesso do aprendizado dos alunos”, aponta o economista.
TRILHA A+ DE CONHECIMENTO
A 1ª temporada da Trilha A+ de conhecimento teve 5 episódios, contando a presença de especialistas e gestores escolares com cases de sucesso, e mediação de Taís e Roberta Bento, criadoras da SOS Educação e colunistas do Estado de S. Paulo e Revista Pais&Filhos.
Confira o debate completo da 1ª Parada da Trilha A+ de Conhecimento:
Leia também