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Dia do Leitor: como a escola pode incentivar a formação de leitores?

Incentivar a leitura

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4,6 milhões de leitores brasileiros foram perdidos em 2019. É o que aponta a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-livro. Infelizmente, esse dado é preocupante, já que a leitura traz benefícios como o desenvolvimento do pensamento crítico, a melhora da comunicação oral e escrita e o aumento do vocabulário. De fato, o atual cenário é desafiador. Portanto, considerando o contexto escolar, como os educadores podem incentivar a leitura? 

Para responder essa pergunta, vamos sugerir algumas boas práticas para você aplicar em sua instituição. Ressaltamos que a escola tem papel fundamental na formação de leitores, pois sabe-se que, muitas vezes, o ambiente escolar é o principal ambiente de contato do estudante com a leitura.

Além disso, se o gosto pela leitura e o hábito de ler for desenvolvido na escola, será muito mais fácil manter esse costume durante a vida adulta. Dito isso, listamos abaixo algumas sugestões para a sua escola incentivar a leitura e formar estudantes com interesse literário. Confira!

Incentivar a leitura: um desafio possível

O Dia do Leitor é celebrado no dia 07 de janeiro e, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o principal influenciador do gosto pela leitura é um professor. Isso mesmo! Segundo a pesquisa, os docentes são responsáveis por 11% do total de influenciadores.

Ainda de acordo com a pesquisa, parcela significativa dos entrevistados (67%) se destacam por não terem sido influenciados, por não gostarem de ler, ou simplesmente não foram influenciados por alguém em especial.

Este dado, em específico, mostra a importância de se investir em estímulos para a leitura dentro do contexto escolar e até mesmo no contexto familiar. Fica claro, então, a importância do incentivo à leitura pelos professores. E se houver o apoio da gestão escolar, essa tarefa fica mais fácil, certo?

Continue a leitura para conferir as nossas propostas:

1. Estimule visitas à biblioteca

A biblioteca da escola deve ser um ambiente convidativo, para que os estudantes tenham vontade de visitá-la e até mesmo de fazer suas leituras neste local.

Para isso, é fundamental que a biblioteca seja bem organizada, tenha um profissional especializado para apoiar os estudantes e disponibilize formas eficientes de consultar o acervo (por meio de um sistema, de preferência digital, por exemplo), facilitando a localização de uma obra.

Além disso, é muito importante que os ambientes para leitura sejam adequados, ou seja, que valorizem o bem-estar e ofereçam um design apropriado. Logo, dispor de locais silenciosos é essencial para a concentração. Ao mesmo tempo, é interessante colocar uma mobília confortável e acolhedora, permitindo aos visitantes uma leitura prazerosa. 

Vale caprichar também nas cores das paredes e mobiliário da biblioteca, pois o visual influencia na concentração e valorização do cognitivo. Por isso, é válido apostar em cores que estimulem a criatividade, a concentração e a tranquilidade. É importante, também, manter o ambiente arejado e iluminado adequadamente. Pense sempre que esse conjunto de aspectos influencia uma boa experiência de leitura.

Lembre-se: sempre que tiver algum evento ou exposição acontecendo na biblioteca da escola, divulgue para os estudantes! O evento o levará à biblioteca e estando por lá, pode surgir a vontade de emprestar alguma obra para leitura em casa.

Inclusive, o espaço da biblioteca pode e deve ser usado pelo professor para a sua prática pedagógica, ou seja, para dar aulas. Basta reservar o espaço para levar a turma e o ideal é que isso seja feito pelo menos uma vez ao mês.

Ao mesmo tempo, a escola pode trabalhar com indicações literárias que podem ser feitas por estudantes, professores e toda a comunidade escolar. Os livros podem ser deixados à vista e o professor pode trabalhar com semanas temáticas atrelando estes livros ao tema que está sendo estudado com a turma.

Para além do ambiente escolar, sugerimos que a escola organize visitas a outras bibliotecas, como uma biblioteca municipal. Um ambiente diferente com um acervo desconhecido pode estimular a curiosidade dos estudantes e instigá-los a ler no local ou emprestar algum livro.

Para potencializar ainda mais o interesse pela leitura, as bibliotecas virtuais não podem ficar de fora! Com o avanço da tecnologia, é possível ter acesso a uma diversidade de acervos na palma da mão. Tanto é que hoje já há dispositivos próprios para leitura online, como o Kindle.

Por isso, a leitura online não deve ser discriminada, o importante é que ela aconteça, independente da forma. Assim, uma biblioteca virtual que tenha um acervo diversificado, com possibilidade de leitura online e offline e sugestões de leitura é uma ferramenta bastante interessante para incentivar a leitura na sua escola.

Por isso, a nossa primeira dica é apostar no uso das bibliotecas e torná-las ambientes atrativos para os estudantes.

2. Crie um clube de leitura

Ler não precisa ser uma atividade individual. Na realidade, ouvir diferentes pontos de vista, discutir percepções e trocar ideias é a riqueza da literatura! 

Assim, a escola pode criar um clube de leitura com encontros determinados a cada quinze dias ou uma vez ao mês, por exemplo. Os participantes podem fazer uma leitura prévia e discutir ideias no encontro ou podem ler em conjunto e em tempo real.

O ideal é que essa seja uma atividade extraclasse para que possa ser uma leitura de qualidade, já que o tempo de aula é muito curto e não proporciona uma leitura aprofundada.

Para complementar o seu clube de leitura, que tal fazer um mural de resultados? É possível estabelecer alguns indicadores e atualizá-los conforme o progresso dos participantes:

  • Quantidade de livros lidos;
  • Quantidade de participantes novos a cada período;
  • Quais são os gêneros literários mais lidos;
  • Quais os autores preferidos;
  • E muito mais!

Se a sua escola tiver uma biblioteca virtual, esses resultados são medidos pela própria ferramenta digital, o que facilita ainda mais a geração de dados e o acompanhamento desses resultados pelos integrantes do clube, dando visibilidade também para a comunidade escolar.

Para finalizar este tópico, vale destacar que a leitura deve ser divertida, prazerosa e espontânea. Nada de avaliações ou cobranças neste momento! Os estudantes precisam se sentir confortáveis para desenvolver o gosto pela leitura.

3. Reserve um tempo para a leitura em sala de aula

Acabamos de comentar que o clube da leitura deve ser feito, preferencialmente, no contraturno escolar. Contudo, não é por isso que a leitura não possa ser incluída durante os horários de aula.

Na verdade, é fundamental que os professores reservem um tempo para a leitura em sala, nem que seja 15 minutos ou então uma vez por semana. Afinal, não são todos os estudantes que participarão do clube, porém, toda a turma deve ser contemplada com atividades de leitura.

Nesse sentido, busque entender o que é possível adequar à sala de aula. Talvez não dê para abordar a leitura de um livro, mas seja possível apresentar contos, crônicas, fábulas, relatos e até mesmo um artigo de jornal ou revista para os estudantes.

Os gêneros textuais menores também são uma excelente forma de incentivar a leitura, pois o tamanho de um livro, às vezes, pode assustar. Para entender melhor o perfil da turma, faça um diagnóstico, perguntando aos estudantes:

  • Se gostam de ler;
  • Se não gostam, quais são os motivos?;
  • Se já assistiram algum filme ou seriado baseado em um livro;
  • Quais gêneros textuais preferem;
  • Quantos livros já leram;
  • Se a família incentiva a leitura;
  • Entre outros.

Conhecendo as preferências da turma será mais fácil apresentar obras de interesse dos estudantes e engajá-los no hábito da leitura.

Destacamos também que os textos não precisam ser exclusivamente impressos. Com a tecnologia, a linguagem digital possibilita o contato com os hipertextos, ou seja, textos que se interconectam e dialogam, possibilitando ao leitor o acesso a diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema, ou trazendo um complemento do assunto, o que torna a leitura muito mais aprofundada e diversa, já que um conteúdo leva a outro.

4. Conte histórias e permita que os estudantes contem também

Aliada às outras práticas para incentivar a leitura, a sua escola pode promover encontros de contação de histórias. Essa atividade estimula o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois são necessárias diversas habilidades para a compreensão da história, como a curiosidade, a concentração, o raciocínio e a memória para conectar os principais eventos da narrativa.

Além disso, você pode deixar que elas próprias contem alguma história para os colegas. Dessa forma, a contação de histórias pode ser intercalada entre professores e estudantes, desenvolvendo cada vez mais a compreensão e a interpretação textual, fundamentais para a vida adulta.

A contação de histórias pode acontecer na própria biblioteca, ou mesmo em sala de aula. E se a sua escola tiver a modalidade híbrida, também é possível contar histórias de forma virtual, onde é possível trazer elementos visuais para captar a atenção dos estudantes.

Novamente, enfatizamos que essas histórias devem ser, preferencialmente, alinhadas ao gosto dos estudantes. Por isso, é importante ouvi-los. Sempre que possível, faça uma conexão entre o enredo da obra e o contexto atual para que os estudantes se conectem com a narrativa. Capriche na diversidade: resgate livros históricos, mostre lendas e mitos e livros de ficção e fantasia.

5. Use as adaptações literárias a seu favor

Muitas vezes, os estudantes já assistiram a algum filme ou seriado baseado em alguma obra literária. Que tal inverter o processo e em vez de começar pela leitura, trazer o cinema para a sala de aula?

Essa pode ser também uma boa forma de incentivar a leitura, pois os estudantes ficarão curiosos para saber as diferenças entre o filme e o livro. O professor também pode fazer perguntas, jogos, murais e outros trabalhos para engajar os estudantes. É possível também promover um bate-papo sobre o que acharam dos dois tipos de mídias.

A leitura é fundamental, mas às vezes há outras formas de ajudar os estudantes a criarem este hábito.

E você, educador, como está o seu hábito de leitura? Para formar leitores, nada melhor do que dar o exemplo, certo? Então, veja as nossas indicações de livros para você:

6. Promova eventos literários

Para engajar ainda mais os estudantes e aproximar a comunidade escolar, a instituição pode promover eventos literários. Trouxemos algumas ideias para inspirar a sua escola:

  • Varal literário: os estudantes expõem obras escritas por eles em um varal literário. Além disso, levam obras para serem trocadas ou doadas;
  • Competições literárias: a turma que ler mais livros no mês, semestre ou ano ganha um benefício. Por exemplo: uma aula na quadra esportiva, uma visita ao museu, uma sessão de cinema, dentre muitas outras possibilidades. Explore as opções culturais disponíveis de acordo com o contexto em que a sua instituição está inserida;
  • Olimpíadas literárias: a escola pode incentivar a inscrição de estudantes em olimpíadas literárias. Uma ótima opção é a olimpíada promovida pela Árvore, empresa que desenvolve plataformas digitais de leitura;
  • Cerimônia de autógrafos: cada turma escreve ao longo do ano um livro com obras autorais (poesias, charges, histórias em quadrinhos, crônicas, etc.). A escola encaminha estes materiais para edição e, ao final do ano, promove um momento de autógrafos destes livros, convidando toda a comunidade para participar. Isso faz com que as famílias também se mobilizem em prol do incentivo à leitura;
  • Batalhas de rimas: os estudantes escrevem rimas, sob auxílio dos professores e, mais tarde, a escola promove um evento em que os estudantes competem entre si apresentando as rimas com muita musicalidade e diversão.

Todas essas sugestões desenvolvem o protagonismo e a autonomia dos estudantes e criam um sentimento de pertencimento social e cultural.

E aí, gostou das dicas? Você sabia que para incentivar a leitura na sua escola, nós temos uma solução completa? O Leia +, nossa biblioteca digital, possui um acervo com milhares de títulos dos mais diversos gêneros textuais para leitura online e offline. 

Além disso, a nossa plataforma recomenda leituras conforme os gostos do leitor, ou seja, por meio de inteligência artificial, quanto mais interação com a plataforma, mais sugestões de leitura aparecem para o estudante. 

E como diferencial, o Leia + mostra os resultados de leitura por estudante, por turma e da instituição como um todo, através de relatórios e métricas. Assim, é muito mais simples acompanhar o progresso e desempenho dos estudantes. Legal, né? Saiba mais sobre o nosso produto e como podemos contribuir com a sua instituição!

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