logo amais educação

“É impossível separar a escola da tecnologia”

Duas crianças felizes utilizando um tablet.

Compartilhe:

Esta é a opinião do fundador do Over Colégio e Curso, instituição de ensino de destaque em aprovações no vestibular, com unidades no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Carlos André complementa: “ou pelo menos deveria ser”.

Carlos não está sozinho. Há 3 anos, a TIC 2018 revelou que 76% dos professores já usavam as tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas. E o ano de 2020 só potencializou esta tendência, abrindo novas discussões na área: sobre as desigualdades que surgirão a partir do acesso, ou não, a essas ferramentas.

Nessa transformação, a escola, cada vez mais, deixa de ser só um espaço físico. Podendo (e devendo) também estar presente com um aplicativo no smartphone, em uma plataforma no computador e nos outros ambientes escolares que emergiram nessa transformação. Só a educação digital será capaz de conectar o novo ecossistema da comunidade escolar: alunos, professores, responsáveis, diretores e coordenadores pedagógicos, e garantir que o aprendizado não pare.

Por conta das medidas de isolamento social, incorporar tecnologia foi questão de sobrevivência para as escolas. E não foi só a aula que mudou: todos os processos de gestão escolar foram transformados e as instituições educacionais saíram deste processo mais digitais e conectadas.

O futuro da escola é a tecnologia (e o presente também)

Na corrida pelas melhores soluções para o ensino a distância, as escolas que já haviam começado a sua transformação digital saíram na frente, com uma valiosa vantagem competitiva. “Dois dias após o fechamento das escolas, todas as nossas atividades já estavam online. Nosso maior ganho foi em relação aos pais e responsáveis, pois em pouco tempo conseguimos oferecer uma solução educacional de qualidade”, comenta Fabrício Alves, diretor regional Norte do Colégio e Curso Physics, parceiro da Plataforma A+.

Se antes era comum as escolas apontarem o celular como inimigo, agora a tendência é o contrário: incorporá-lo à dinâmica de aprendizagem. “A maioria das escolas passou os últimos anos remando contra a maré. Mas acho que agora todo mundo percebeu, não é? Depois de tudo que aconteceu em 2020 é impossível não termos percebido que a escola precisa evoluir e a tecnologia é inevitável, não é um apêndice”, avalia Carlos André.

E a sua escola, como incorporou a transformação digital?

Conheça as soluções digitais da Plataforma A+.

  • Leia mais:

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

O que você está procurando?

Conte-nos!