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O futuro da escola na pós-pandemia

futuro da escola

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Já não é novidade que a pandemia da Covid-19, apesar de todos os seus aspectos negativos, tem funcionado um acelerador de tendências. No que se refere aos meios de comunicação, o destaque vai para as atividades remotas. Home office e Ensino Online, por exemplo, são termos que existiam bem antes de o vírus Sars-Cov-2, mas só depois dele se tornaram o principal modelo de atividade para vários setores que antes se baseavam no presencial.

Ou seja, tendências que já existiam foram repentinamente aceleradas devido à crise sanitária mundial. E aqui é importante destacar que esta aceleração, em certa medida, é repentina, pois muitas pessoas foram pegas de surpresa. Um ano já se passou, mas a adaptação a essa nova realidade ainda tem muito por evoluir.

Escola e trabalho: duas realidades sobrepostas no mundo doméstico

Mas o que essas duas coisas, Ensino Online e home office, têm em comum? A ligação é quase óbvia e o elo se dá principalmente quando estamos falando de educação básica: com as crianças estudando e os pais trabalhando – todos no ambiente doméstico – como administrar a vida?

Uma das primeiras questões que vêm à mente é a de estrutura tecnológica que, como sabemos pela realidade brasileira, é muito delicada. Muitas famílias não têm os equipamentos necessários para o andamento simultâneo das atividades.

Além disso, mesmo nas condições ideais de equipamentos, a administração da rotina não é fácil. Crianças têm muita energia e o ensino domiciliar não costuma cumprir, via de regra, o papel das aulas de educação física ou artes, por exemplo. Por essas e outras razões, a preocupação acerca do futuro da educação mundial é iminente. Mas o que podemos prever acertadamente sobre isso?

Projeções do presente para o futuro da escola

É sempre importante, ao nos fazermos perguntas do tipo, analisarmos alguns pontos com calma e atenção. Sendo assim, um fato é que a educação nos próximos anos – mesmo com o fim da pandemia – será marcada pelos formatos híbridos. Isto quer dizer que será necessária a adoção de modelos variados de ensino, que se adequem a realidades particulares, sejam elas fruto de um paradigma cultural ou de uma necessidade familiar ou institucional específica.

É bem possível que algumas atividades sejam feitas de forma remota definitivamente, enquanto outras voltarão a ser presenciais. Isso já é o que se observa em alguns países do mundo e a tendência é que esse revezamento seja cada vez mais comum e, por isso, melhor administrado.

Paralelamente, é igualmente possível dizer que o futuro vai demandar ainda mais da parceria entre família e escola. Considerando que as realidades domésticas de cada família são múltiplas, o atendimento e o alinhamento entre instituição e família deve ser condizente. Esses cuidados serão fundamentais para o sucesso da escola enquanto instituição que promove o ensino e do aprendizado dos alunos.

Por isso, é provável que se torne cada vez mais comuns escolas equipadas com atendimento psicológico para as famílias e se esforçando para terem relações mais humanizadas. De forma mais ampla, a educação como um todo também pode se tornar mais humanizada. Com mais ênfase no crescimento emocional dos cidadãos, é possível desenvolver indivíduos mais felizes e úteis para sua comunidade.

Ensino Online ainda é a novidade

Considerando os processos e mudanças apontados neste artigo, o que é possível fazer hoje? Para esta pergunta, é difícil uma resposta que traga uma solução imediata. Mas sabemos que com pequenas ações é possível produzir grandes transformações.

Independentemente do processo de mudanças e adaptações que agora passamos, é importante estar atento ao modo de ensino à distância. Mesmo que no futuro ele possa ser mais híbrido, intercalando o remoto e o presencial, o ensino agora é novo justamente pelo modo remoto. E, como já vimos, mesmo não sendo tão novos assim, os desafios do Ensino Online se apresentam todos os dias para educadores, escolas, alunos e famílias.

Por isso, por parte das instituições e educadores independentes, é preciso manter uma constante atualização das ferramentas remotas de ensino. Plataformas completas e 100% personalizáveis, por exemplo, despontam como uma interessante solução para as escolas encontrarem em um só lugar todas as ferramentas tecnológicas que necessitam: da gestão educacional àquelas de ensino-aprendizagem,

E você, como está se adaptando a esta nova realidade? O que pensa sobre o futuro da escola e do ensino após esse momento crucial que vivemos?

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