Olimpíadas do conhecimento: 4 passos para incentivar a participação de estudantes

criança comemorando vitória nas olimpíadas do conhecimento

Compartilhe:

É fato que as olimpíadas de conhecimento impactam positivamente a vida dos estudantes, contribuindo para a formação de adultos mais preparados para os desafios da vida.

Além disso, elas acabam auxiliando no desenvolvimento de habilidades essenciais ao século XXI, tais como a cooperação, criatividade, empreendedorismo, resiliência e pensamento crítico.

Mas, na prática, como a escola pode incentivar a participação de estudantes nas competições olímpicas? Continue lendo e confira os 4 passos que listamos para ajudar a sua escola nessa jornada.

1. Divulgue as olimpíadas do conhecimento

No Brasil, existem mais de 80 olimpíadas científicas de diversas áreas de conhecimento, sem falar das olimpíadas internacionais

Algumas delas são: Olimpíada Internacional de Astronomia (IAO), Olimpíada Internacional de Química (IChO) e Olimpíadas Internacionais de Física (IOF). 

Contudo, muitas pessoas desconhecem essa informação. Por isso, divulgar as olimpíadas é o primeiro passo para incentivar a participação dos estudantes.

Inicialmente, a escola pode coletar, organizar e divulgar orientações sobre as olimpíadas, como edital, data de realização, prazo de inscrição e outras informações importantes.

Esses dados geralmente estão disponíveis no site de cada olimpíada. Cada edital contém as regras para participação, bem como conteúdos que caem nas provas.

Após a coleta de informações, a escola pode elaborar um calendário, uma lista ou um informativo e divulgar para toda a comunidade escolar.

Essa prática não só comunicará os eventos, mas também apoiará os estudantes em suas jornadas de preparação, servindo até mesmo como guia para eles. 

Vale lembrar que uma solução digital, como uma plataforma online, pode apoiar a organização destas informações e facilitar o acesso dos estudantes e o estudo de conteúdos preparatórios de qualquer lugar e a qualquer hora.

2. Desenvolva uma cultura olímpica 

Após feito o trabalho de divulgação, os estudantes já estarão mais familiarizados com as olimpíadas.

Então, desenvolver uma cultura olímpica é o segundo passo para você implementar um projeto olímpico na sua escola.

Para criar essa cultura, é preciso envolver toda a comunidade escolar no projeto. Mas como fazer isso na prática? A escola pode promover diversas ações, como:

  • Palestras e eventos sobre o tema para estudantes e famílias: comunicando, assim, o objetivo e a importância das olimpíadas de conhecimento. Para agregar ainda mais valor a essas palestras e eventos, é interessante apresentar dados que fortaleçam argumentos à favor da cultura olímpica. Por exemplo, é possível trazer números que mostram melhorias no desempenho escolar em curto, médio e longo prazo;
  • Olimpíadas internas: criando competições próprias ou usando questões de olimpíadas anteriores em suas avaliações, em diferentes disciplinas, convidando estudantes e famílias a participarem.
  • Capacitação de professores: estimulando a formação contínua dos professores, já que os conteúdos preparatórios para as competições, muitas vezes, vão além da sala de aula. Mas não só conteúdos pedagógicos devem ser abordados na formação de professores. Outros temas como o uso de metodologias ativas, competências socioemocionais, apoio aos estudantes e engajamento dos professores devem ser colocados em pauta. Se a escola tiver uma parceria com uma plataforma olímpica, disponibilizar cursos preparatórios, conteúdos, exercícios e dicas se torna muito mais fácil, além de apoiar o trabalho dos professores;
  • Aulas extraclasse: possibilitando a abordagem complementar, através de muita prática e treino, com foco em conteúdos e simulados, além de aulas mais colaborativas em grupo.

3. Inspire com exemplos olímpicos

Um projeto olímpico desmistifica a crença de que apenas estudantes com alto desempenho escolar são capazes de participar de olimpíadas.

E é muito importante que a cultura olímpica deixe isso muito claro para os estudantes. Afinal, todos precisam se sentir motivados e apoiados para participar das competições.

Apresentamos algumas formas de inspirar os estudantes:

  • Trazer para a escola pessoas que possam contar um pouco da sua história como medalhistas;
  • Divulgar notícias de estudantes medalhistas de outras escolas e, principalmente, da própria escola;
  • Fazer materiais expositivos como cartazes para colocar nos murais da escola;
  • Elaborar comunicados para enviar em grande escala, como e-mails, informativos online (newsletters), podcasts e publicações nas redes sociais, por exemplo. Existem muitas formas de mostrar os benefícios das olimpíadas para a comunidade escolar, basta entender quais delas atende melhor o público da sua escola.

Simples ações como essas servem de estímulo para mais estudantes participarem e acreditarem no seu próprio potencial, fortalecendo a crença de que todos são capazes.

4. Apresente as vantagens de participar de uma olimpíada científica

Este é o quarto e último passo para incentivar a participação dos estudantes. Assim como os professores e a própria escola se beneficiam com a participação em competições olímpicas, os estudantes também saem ganhando (não só em conhecimento, mas em oportunidades acadêmicas, profissionais, ganho de repertório, inclusive cultural!).

Esta é uma boa oportunidade para incluir esse tema nas palestras e eventos para promoção da cultura olímpica que mencionamos antes.

E quais as vantagens para os estudantes, afinal? Entre elas, vale destacar as oportunidades facilitadas de ingresso no ensino superior e o diferencial que é agregado ao currículo acadêmico e profissional. E por falar em vantagens, conheça os benefícios das olimpíadas de conhecimento para escola e estudantes! Saiba mais nesta publicação.

Leia também

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

amaiseducacao.com.br

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Vamos conversar pelo WhatsApp

Fale com nosso
time comercial