logo amais educação

Trilha A+ de Conhecimento: como as olimpíadas científicas podem apoiar o projeto pedagógico

Olimpíadas Científicas terceiro episódio da Trilha A+

Compartilhe:

O terceiro episódio da Trilha A+ de Conhecimento, série de lives sobre educação e tecnologia promovida pela Plataforma A+, aconteceu no dia 30 de setembro. O episódio, que teve como tema o “Mais que medalhas: olimpíadas científicas para apoiar o projeto pedagógico”, abordou as olimpíadas de conhecimento sob três pontos de vista: dos alunos, dos gestores escolares e das redes de escolas.

Henrique Duarte, medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) em 4 competições, trouxe a perspectivas dos alunos participantes, Adriana Selga, diretora escolar do Centro Educacional Primeiro Mundo, colaborou com a visão de gestora que em 2020 viu seus alunos conquistarem 205 medalhas em diversas competições, já Luã Marins, head pedagógico na Inspira Rede de Educadores, trouxe a visão do trabalho das escolas em rede sobre o tema. Além disso, Roberta e Taís Bento, colunistas da Revista Pais&Filhos, contribuíram mediando o debate.

Na conversa, um dos principais temas abordados foi como as olimpíadas científicas podem desenvolver habilidades socioemocionais dos estudantes, além de trabalhar três pontos essenciais de constância na motivação, que são: autonomia, sentimento de competência e sensação de pertencimento. 

Aprendizados da 3ª parada da Trilha A+ de Conhecimento sobre Olimpíadas Científicas

No episódio, os convidados destacaram a função das olimpíadas como termômetro da excelência acadêmica da escola, gerando reconhecimento para os professores de todas as séries. Já para os alunos, “as olimpíadas são essenciais para trazer novas visões, pois elas proporcionam acesso a espaços e conexões com pessoas de diferentes locais. E o mais importante, que é a mudança na mentalidade do estudante, ajudando ele a entender que é capaz de fazer coisas que jamais imaginaria”, aponta o medalhista Henrique.

A utilização de ferramentas digitais de apoio à preparação para as olimpíadas foi considerada essencial para criar uma cultura olímpica forte nas escolas de forma acessível e eficiente. Soluções como o módulo de conteúdo Olimpíada+ são excelentes alternativas para isso, por contarem com cursos completos com professores medalhistas que já viveram o processo de olimpíadas científicas, mentorias semanais tratando de temas comuns às olimpíadas e troca de experiência com ex-alunos olímpicos de destaque.

Adriana, que é Diretora do Centro Educacional Primeiro Mundo (ES), acredita que não existe fórmula mágica ou atalhos para alcançar bons resultados em olimpíadas de conhecimento, mas estimular o engajamento é, na experiência dela, o principal ponto de atenção. 

O Head Pedagógico Luã Marins complementou a fala dizendo que um dos maiores desafios da educação é trazer visões que vão além dos muros da escola, e as olimpíadas científicas com certeza proporcionam essas vivências. Assista à transmissão do YouTube (disponível no link abaixo) e confira com mais detalhes o resultado dessa conversa.

Trilha A+ de Conhecimento

A 1ª temporada da Trilha A+ de Conhecimento teve 5 episódios, contando com a presença de especialistas e gestores escolares com cases de sucesso, além da mediação de Taís e Roberta Bento, criadoras da SOS Educação e colunistas do Estado de S. Paulo e Revista Pais&Filhos.

Confira o debate completo da 2ª parada da Trilha A+ de Conhecimento

Leia também

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

O que você está procurando?

Conte-nos!