logo amais educação

Por que seus alunos deveriam ler mais?

Cinco crianças lendo livros

Compartilhe:

Seja por prazer, para estudar ou se informar, a leitura oferece uma série de benefícios à saúde física e mental, além de aumentar o repertório de conhecimentos gerais e estimular o senso crítico. Ficou interessado?

Então é bom saber: ler traz vantagens para todos, mas os estudantes – de todos os níveis – têm ainda mais benefícios. O hábito da leitura resulta em um raciocínio mais ágil porque cria novas conexões entre os neurônios. É ginástica para a mente! E construir este hábito desde a infância pode trazer ganhos por toda a vida.

“Eu afirmo sem medo de errar que a leitura torna as pessoas mais inteligentes e também mais criativas. Os alunos capazes de se expressar bem, falando e escrevendo, têm uma vantagem competitiva agora e no futuro, no mercado de trabalho”

Carlos André, fundador do Over Colégio e Curso

A eficácia do exercício da leitura, segundo especialistas, não é medida por tempo ou velocidade, mas pela recorrência. Por isso, criar estratégias para construir este hábito é fundamental, como reservar um tempo diário para a leitura, selecionar livros e temas de interesse e ter sempre um livro à mão.

Mas, se para iniciar o hábito da leitura é importante começar por temas de interesse, este repertório deve aumentar depois, como avalia Fabrício Alves, diretor regional norte do Colégio e Curso Physics:

“É importante o aluno não ler apenas o que gosta ou conhece. Nos dias atuais, é fundamental ter uma visão mais holística e diversificada do mundo. Vivemos em uma era de conhecimento mais horizontal do que vertical”, completa o especialista e mestre em Física.

Conheça alguns benefícios da leitura para estudantes e saiba como a escola pode ajudar a construir este hábito saudável:

Enriquece o vocabulário e a escrita

A leitura amplia o repertório, o vocabulário e desenvolve o pensamento crítico, itens fundamentais no checklist de redação nota 1000 no ENEM! E não para por aí: esses benefícios contribuem também para o desenvolvimento da fala e das sociabilidades de forma geral.

Fortalece a memória e a concentração

Ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. É como se a leitura abrisse novos caminhos para as informações circularem, de forma mais eficiente. A leitura também exercita a concentração, fundamental em uma rotina de estudos.

Alivia o estresse

Há uma forte relação entre a leitura e a saúde mental. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, mostrou que ler ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse.

Na construção do hábito da leitura dos estudantes, entram em cena personagens importantes: o incentivo da família antes mesmo da alfabetização, com a leitura de livros ilustrados junto à criança, a escola, com a definição de projetos pedagógicos que incluam e privilegiem a leitura, e os professores, com o desenvolvimento de atividades e condução da rotina de aprendizado que estimulem os alunos a lerem.

>> E você, como está estimulando a leitura à sua volta? ????

Agende uma demonstração e conheça o Leia+, solução digital da Plataforma A+, que oferece uma biblioteca na palma da mão.

  • Leia mais:

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

O que você está procurando?

Conte-nos!