Qual a importância do esporte na vida escolar?

crianças com uniforme esportivo aprendendo sobre a importância do esporte na vida escolar

Compartilhe:

“A participação em Educação Física de qualidade pode reduzir a obesidade em 30%, aumentar os resultados acadêmicos em 40% e colaborar para diminuição da depressão e ansiedade em até 30%, principalmente em meninas”, explica Gabriela Ramos* em um recente estudo sobre “o investimento em educação física de qualidade para apoiar a recuperação do COVID-19”. Ao buscar respostas para a importância do esporte na vida escolar, além de relevantes, esses dados são atuais, já que se conectam com o contexto real da sociedade.

No Brasil, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – traz a Educação Física como componente curricular da área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias, pois o documento entende que “A Educação Física […] tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.”

Assim, a educação física é uma porta de entrada para a prática de esportes, afinal, é por meio dela que as crianças e adolescentes têm contato com conteúdos e exercícios que podem vir a se tornar uma atividade extracurricular, ou seja, uma prática esportiva. 

Dessa forma, levando em conta essas informações para melhor compreender os benefícios do esporte no ambiente escolar, listamos abaixo algumas das principais vantagens dessa atividade. Que tal conhecer e incentivar a prática esportiva em sua escola?

*Gabriela Ramos: Diretora-Geral Assistente para Ciências Humanas e Sociais da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Benefícios do esporte no ambiente escolar

Vamos conhecer os principais benefícios da prática esportiva no ambiente escolar? Confira!

1. Promoção da saúde física e mental

Engana-se quem acredita que a prática de um esporte impacta somente a saúde física. É claro que esse é um fato inquestionável, afinal, praticar um esporte evita o sedentarismo e melhora a postura corporal, ainda mais em crianças e adolescentes que passam um bom tempo sentados ou em atividades que exijam pouco movimento.

Além disso, a prática estimula o desenvolvimento motor e cognitivo, ao mesmo tempo em que promove o fortalecimento muscular e ósseo. Outros benefícios são a redução do risco de doenças cardiovasculares e o combate à obesidade infantil.

Contudo, a saúde mental também é diretamente impactada, já que o esporte alivia o estresse e reduz a ansiedade. Ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento de valores e o fortalecimento do lado social, causando no jovem uma sensação de pertencimento a um grupo. O esporte auxilia na administração das emoções (tal como observamos em atletas), habilidade tão importante para a vida adulta.

2. Desenvolvimento de habilidades

No entanto, a importância do esporte na vida escolar não para por aí! São muitas as habilidades desenvolvidas por uma prática esportiva, desde as motoras até as soft skills (competências socioemocionais), como as listadas abaixo:

  • Espírito de equipe: fazer parte de um time é compreender que a vitória ou o fracasso é de todos. Por isso, o jovem aprende a cooperar, o que é muito importante para a socialização.
  • Resiliência: sem dúvidas, a criança ou o adolescente atleta aprende a experienciar vitórias e derrotas. Diante disso, é mais fácil lidar com as frustrações do dia a dia.
  • Disciplina: para um bom desempenho no esporte, é preciso disciplina para alcançar os resultados esperados. Nos estudos e na vida adulta, também!
  • Empatia: ao pertencer a um time aprende-se a lidar com as diferenças entre cada indivíduo e se colocar no lugar do outro.
  • Respeito às regras e à hierarquia: todo esporte tem suas “regras do jogo”. O atleta precisa respeitá-las para ter sucesso na prática esportiva. Ao mesmo tempo, aprende que há uma hierarquia, como as funções de cada um dentro de uma modalidade esportiva, por exemplo.
  • Liderança: ao assumir uma papel de líder em um time, a criança ou adolescente aprende a ser exemplo, a administrar conflitos e a liderar.

Essas são apenas algumas das muitas habilidades que são desenvolvidas com uma prática esportiva. Inclusive, a própria Base Nacional Comum Curricular contempla as soft skills nas competências gerais do documento. E você sabe como elas influenciam no rendimento escolar? 

3. Melhora no rendimento escolar

A prática esportiva desenvolve também habilidades de equilíbrio e concentração, pois a criança ou o adolescente precisa atentar-se a movimentos, regras e ao que está acontecendo em sua volta. Tudo isso auxilia a tomada de decisão, que precisa ser rápida nesse contexto esportivo, o que influencia diretamente no desempenho em sala de aula.

Além disso, a qualidade do sono e do humor também melhoram, o que contribui para um melhor rendimento escolar. Vale lembrar que a prática de um esporte acontece fora da sala de aula, o que tira o estudante da zona de conforto e do ambiente diário, estimulando o contato com lugares e sentidos diferentes.

Por fim, todas as habilidades que mencionamos anteriormente impactam nos resultados escolares, afinal, são habilidades que auxiliam o estudante em sala de aula.

Como estimular a prática esportiva na sua escola?

Ressaltamos que o incentivo à prática esportiva e até mesmo ter alunos atletas na sua instituição de ensino, serve de inspiração para outras crianças e adolescentes, cria uma cultura esportiva e traz visibilidade.

Mas como estimular a prática esportiva? Se a sua escola oferece atividades esportivas extracurriculares, é interessante divulgar as modalidades continuamente aos seus estudantes e aos responsáveis. Você pode fazer isso nas próprias aulas de educação física por exemplo, em projetos interdisciplinares ou ainda em eventos específicos, como palestras e/ou campeonatos.

A prática esportiva também pode ser inserida no cotidiano escolar como uma forma de edutainment, termo que interliga educação e entretenimento. Ou seja, ao praticar um esporte, o estudante se diverte e aprende ao mesmo tempo, sem nem perceber que está desenvolvendo habilidades. Nesse sentido, a produção de conteúdo divertido, voltado aos benefícios do esporte na vida do jovem, faz muita diferença.

Outra forma de inserir o esporte no dia a dia escolar é contar histórias que inspiram os estudantes. Trazer exemplos de pessoas que passaram por situações reais, que falem de temáticas como a superação de limites, a resiliência, a determinação em atingir objetivos e metas, é um bom meio para fazer os jovens refletirem e se conectarem com essas histórias.

Esse compartilhamento de experiências pode influenciar os estudantes com relação ao esporte, tanto no presente quanto no futuro. E por falar nisso, colocar o esporte no currículo escolar e no projeto de vida do Novo Ensino Médio também pode ser interessante para o estímulo e abordagem deste tema. 

Assim, a escola apoia a formação integral dos estudantes, ajudando-os na construção de repertório e consciência sobre a importância do esporte. Não necessariamente o estudante desejará seguir carreira na área profissional de esportes, mas perceberá a importância da prática esportiva para a saúde e qualidade de vida, podendo incluí-la em hobbies ou outras atividades.

Agora, se a sua escola não oferece a prática esportiva, é possível fazer a mesma divulgação no intuito de conscientizar os estudantes e responsáveis da importância do esporte na vida escolar. A sua escola ainda pode firmar parcerias com instituições específicas para a prática de atividades esportivas.

Se você chegou até aqui já conhece como o esporte traz benefícios para os estudantes e de que forma a sua escola pode ajudar a estimular a prática esportiva. Que tal conhecer de que maneira você pode apoiar as famílias no processo de aprendizagem dos filhos? Baixe agora o nosso ebook gratuito:

banner ebook 5 dicas para ajudar seu filho no processo de aprendizagem

Leia também

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

amaiseducacao.com.br

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Vamos conversar pelo WhatsApp

Fale com nosso
time comercial