O 4º episódio da Trilha A+ de Conhecimento, série de lives sobre educação e tecnologia promovida pela Plataforma A+, aconteceu no dia 28 de outubro. No episódio, que teve como tema “ENEM 2021: como usar a tecnologia para conquistar os melhores resultados”, a personalização do ensino como ferramenta impulsionadora de melhores resultados escolares foi o grande ponto-chave do debate.
Carlos André, fundador e diretor do Over Colégio e Curso (Rio Grande do Norte e Paraíba), e Fabrício Alves, diretor regional da Rede Inspira de Educadores, foram os participantes desta quarta parada, além de Roberta e Taís Bento, colunistas da Revista Pais&Filhos, que atuaram como mediadoras da Trilha A+.
Aprendizados da 4ª parada da Trilha A+ de Conhecimento
No 4º episódio da série, os convidados reforçaram a importância de uma avaliação diagnóstica dos alunos e da turma para uma atuação docente mais direcionada às lacunas de aprendizado existentes.
Uma das etapas do ensino adaptativo é justamente esta: diagnosticar o nível de aprendizado e as particularidades de cada aluno e da turma. Assim, uma plataforma de ensino adaptativo, por exemplo, além de possibilitar esse diagnóstico, permite a criação de trilhas de aprendizagem, adaptadas às necessidades e características de cada estudante.
Essa metodologia tem como grande diferencial a personalização do ensino, pois potencializa a aprendizagem e promove melhores resultados escolares e, consequentemente, boas posições no ENEM e nos vestibulares.
“A plataforma adaptativa começa o diagnóstico e manda tarefas ao aluno com questões mais fáceis, indica materiais de estudo e, na medida da evolução do aluno, o nível das questões vai aumentando gradativamente. Cada aluno, na plataforma, segue uma trilha única. Esse é o sonho de qualquer educador. Você tem um ensino customizado para cada aluno, e não padronizado” aponta Fabrício, que também é professor há 24 anos, com mestrado e especialização em Física.
“Todo mundo chega no mesmo objetivo, por caminhos completamente diferentes. No final, todos querem que o aluno aprenda, eles próprios e o professor” complementa Carlos André, professor e físico há 27 anos.
Carlos também reforça a importância de dados inteligentes, assim como relatórios e gráficos para uma melhor gestão da aprendizagem. “Às vezes, uma impressão é só uma impressão, ou seja, sem dados ela não é real, pode ser completamente falsa. Esse momento de pandemia e de usar plataformas em termos de dados estatísticos, gerou muito resultado. Conseguimos com esse uso a maior nota de matemática do ENEM”, avalia.
Para Fabrício, mais uma grande vantagem da ferramenta de ensino adaptativo da Plataforma A+ é o monitoramento do comportamento do aluno durante as aulas e atividades, tanto para o professor quanto para os pais e responsáveis.
“Na plataforma conseguimos ver a frequência dos alunos, as atividades que ele fez, o tempo de permanência na plataforma, se resolveu atividades parcialmente ou integralmente, qual foi a nota deles, etc. Tem um relatório que enviamos para os pais” destaca Fabrício.
Trilha A+ de Conhecimento
A 1ª temporada da Trilha A+ de Conhecimento teve 5 episódios, contando com a presença de especialistas e gestores escolares com cases de sucesso, e mediação de Taís e Roberta Bento, criadoras da SOS Educação e colunistas do Estado de S. Paulo e Revista Pais&Filhos.
Confira o debate completo da 4ª parada da Trilha A+ de Conhecimento
Leia também