8 benefícios da tecnologia para a educação

Mundo A+ | Tecnologia para a educação

Compartilhe:

Antes mesmo de entrar no mundo dos benefícios da tecnologia para a educação, é importante reconhecer que atualmente os alunos já estão imersos no uso de tecnologias digitais. Ir contra isso apenas dificulta a relação com eles — assim como com as famílias e profissionais.

Os tablets estão substituindo os livros didáticos, podemos pesquisar quase tudo o que quisermos em nossos smartphones e as redes sociais se tornam cada vez mais presentes. A forma como usamos a tecnologia transformou completamente o dia a dia.

Superando o entretenimento, as novidades tecnológicas criaram muitas oportunidades incríveis para escolas e professores se beneficiarem da integração em sala de aula, tornando o ensino e o aprendizado mais eficazes.

Se você ainda não está convencido de que a tecnologia impacta positivamente a educação, conheça 8 benefícios do seu uso em sala de aula.

Como as novas tecnologias promovem uma educação de mais qualidade

A tecnologia na sala de aula torna o aprendizado mais prazeroso

Os alunos preferem estudar utilizando a tecnologia porque eles já nasceram em um mundo onde a linguagem computacional, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) são realidade.

Por isso, nada mais natural que contar com a tecnologia também no processo de ensino-aprendizagem.

Melhora o engajamento

Quando a tecnologia trabalha a favor da educação, contribui com ferramentas como gamificação, realidade virtual e aumentada e oferece instrumentos pedagógicos como a aprendizagem adaptativa, que constrói uma trilha de aprendizado única para cada aluno a partir de suas habilidades e lacunas.

Assim, a tecnologia encoraja uma participação mais ativa dos alunos no processo de aprendizagem, um dos grandes desafios do ambiente de aula tradicional.

Melhora a retenção de conhecimento

Alunos engajados e interessados ​​nos assuntos que estão estudando têm uma melhor retenção de conhecimento, isso porque a tecnologia encoraja a participação ativa na sala de aula.

Potencializa a aprendizagem individual

Ninguém aprende da mesma maneira devido aos diferentes estilos de aprendizagem e habilidades. Atendendo à essa demanda, a tecnologia oferece grandes oportunidades para tornar o aprendizado mais eficaz para todos, a partir de ferramentas como a aprendizagem adaptativa.

Assim, os alunos podem aprender em seu próprio ritmo, revisar conceitos difíceis ou pular para a frente, se necessário. Além disso, a tecnologia pode fornecer mais oportunidades para alunos com dificuldades ou deficiências físicas e mentais.

Essa forma de ensino também é ótima para o professor, porque dá a ele tempo e dados para trabalhar individualmente as necessidades de cada grupo ou aluno.

Incentiva a colaboração

Utilizando tecnologias, os alunos podem praticar habilidades de colaboração, envolvendo-se em diferentes atividades online.

Trabalhar em projetos colaborativos com colegas de outras unidades ou escolas ou compartilhar anotações e resumos em seus ambientes virtuais de aprendizagem são alguns exemplos possíveis, mas as oportunidades são infinitas!.

A tecnologia pode encorajar a colaboração com alunos na mesma sala de aula, na mesma escola e até mesmo em grupos de diferentes países.

Conecta os alunos através da tecnologia

A tecnologia ocupa um lugar importante na vida dos alunos. Quando não estão na escola, quase tudo o que fazem está de alguma forma conectado à tecnologia.

Ao integrar a tecnologia à sala de aula, os professores estão mudando a forma unilateral como costumavam ensinar e fornecendo aos alunos as ferramentas indispensáveis para o seu desenvolvimento.

Os alunos desenvolvem habilidades úteis para a vida toda

Ao usar a tecnologia em sala de aula, professores e alunos estimulam o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho e para sua formação humana.

A aprendizagem moderna consiste em colaborar com outras pessoas, resolver problemas complexos, pensamento crítico, desenvolver diferentes formas de comunicação e habilidades de liderança e melhorar a motivação e a produtividade.

Além disso, a tecnologia pode ajudar a desenvolver habilidades práticas, incluindo a criação e realização de apresentações, diferenciação de fontes de informação confiáveis ​​de fontes não confiáveis e a expressão no ambiente virtual.

Benefícios para os professores

Utilizando recursos online, os professores podem usar diferentes ferramentas ​​para aprimorar as formas tradicionais de ensino, manter os alunos mais envolvidos durante as aulas, otimizar suas atividades e ganhar tempo.

Esse tempo extra pode ser usado para auxiliar individualmente alunos com dificuldades e potencializar habilidades.

Além disso, ter ambientes virtuais de aprendizagem nas escolas melhora a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre os próprios professores.

A tecnologia muda a cada minuto e, como educadores, precisamos nos manter atualizados a fim de preparar melhor nossos alunos para este mundo em constante mudança em que vivemos.

Conheça a Plataforma A + e comece já a construir o futuro da educação na sua escola.

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

amaiseducacao.com.br

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Vamos conversar pelo WhatsApp

Fale com nosso
time comercial