A revolução que o mundo digital trouxe para diversos setores do mercado tem influenciado diretamente no modo como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam — com o ramo educacional não foi diferente.
As novidades não ficaram somente no compartilhamento de informações em redes sociais e se estenderam até a forma que a educação é vista e vivida nas escolas.
A educação personalizada, conhecida também como adaptive learning ou aprendizagem adaptativa, é carro-chefe desta nova empreitada e uma tendência aplicada em benefício de todo o processo de ensino.
Saiba como este modelo funciona e quais os benefícios ele pode trazer para a qualidade de ensino dos alunos.
EDUCAÇÃO PERSONALIZADA: O QUE É?
A aprendizagem personalizada é um método educacional que respeita as necessidades, habilidades e interesses de cada aluno.
Ela permite que os alunos avancem no conteúdo de acordo com seu próprio ritmo de aprendizagem, podendo passar mais tempo em matérias mais difíceis e menos naquelas que consideram mais fáceis.
Com ajuda da tecnologia, as dificuldades encontradas pelos alunos viram dados e permitem que professores, coordenação pedagógica e direção monitorem o nível de aprendizado por série, turma e aluno, tomando decisões certeiras.
Assim, cada aluno segue uma trilha de aprendizado única, de acordo com suas próprias capacidades e habilidades.
COMO FUNCIONA A PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO?
O primeiro passo, de responsabilidade de cada instituição de ensino, é determinar o seu próprio método de trabalho, como fornecer conteúdo por módulo ou programa de aprendizagem.
A partir disso, o professor atua como um guia no processo de aprendizagem, esclarecendo dúvidas e auxiliando os alunos que têm dificuldades ou interesse em se aprofundar em determinados assuntos.
Nesse modelo de ensino, costuma-se usar métodos de aprendizagem ativos, como a aprendizagem baseada em problemas e projetos. Assim, o aluno alia a teoria à prática ao longo do curso, obtendo uma formação mais rica e completa.
MOTIVOS PARA OPTAR PELA EDUCAÇÃO PERSONALIZADA
- Acompanhamento constante do nível de aprendizado dos alunos
- Correção das lacunas de ensino e exploração de potencialidades
- Decisões baseadas em dados
- Complementaridade do ensino em sala de aula
A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA PARA O ENSINO PERSONALIZADO
Há pelo menos 20 anos, pesquisadores, cientistas e economistas do setor educacional discutem a necessidade de usar a tecnologia nas salas de aula e nos currículos para criar uma cultura digital que alinhe as escolas com as demandas da sociedade.
O estranhamento inicial dos professores, aliado ao baixo investimento médio na aquisição de tecnologias e treinamentos ficaram evidentes com a suspensão das aulas presenciais em função da pandemia: grande parte das escolas foi pega de surpresa pela necessidade de oferecer aulas mediadas por tecnologia.
Escolas que já vinham utilizando plataformas digitais para trabalhos administrativos, com ferramentas de acompanhamento de resultados, ficaram mais à vontade nesse momento de ruptura porque seus educadores já estavam familiarizados com a tecnologia e ferramentas de trabalho.
Portanto, utilizar as ferramentas disponíveis para construir aulas e atividades é uma etapa que, embora seja complicada pela particularidade do modelo a distância, não paralisa a atividade docente já habituada ao uso da tecnologia como parte do desempenho profissional.
CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
A combinação entre tecnologia e aprendizado é um dos pilares da educação personalizada, pois é por meio dela que as escolas e professores podem entender melhor as necessidades de aprendizagem de cada aluno.
Ao realizar as atividades propostas em um ambiente virtual de aprendizagem, o aluno testará seus conhecimentos e informará ao professor o seu desenvolvimento em cada tópico e disciplina.
Quando o professor detecta que um aluno ou grupo de alunos não alcançou o resultado esperado, ele é capaz de agir de forma mais ágil e certeira no nivelamento de conhecimento da turma utilizando os dados coletados.
A educação personalizada é muito popular no ensino a distância, por conta da flexibilidade dos arranjos de atividades e da autonomia que os alunos têm no seu próprio aprendizado.
Afinal, as aulas estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Ao comunicar-se com professores e colegas através de chats, fóruns e e-mails, os alunos têm a possibilidade de alargar os seus canais de consulta, partilhar conhecimentos e desenvolver projetos em equipe, que contribuem para uma formação mais abrangente e com enfoque nos interesses de cada aluno.
COMO A PLATAFORMA A+ PODE AUXILIAR SUA INSTITUIÇÃO NESTE PROCESSO
Por termos nascido das transformações da educação, a Plataforma A + aplica tecnologia para entregar soluções que otimizam o dia a dia de escolas, aproximam o relacionamento com as famílias e aumentam o engajamento e o aprendizado dos alunos.
Em um sistema integrado, a Plataforma A + possibilita a reunião de informações em um só lugar, otimizando processos e entregando todos os dados necessários para decisões baseadas em dados.
Com as soluções digitais da Plataforma A +, a administração escolar ganha eficiência, aumentando o engajamento e o aprendizado dos alunos.
Experimente as nossas soluções e descubra como aumentar o engajamento e o aprendizado dos alunos, mantendo a sua escola como protagonista!
- LEIA MAIS