Saiba quais são os benefícios das olimpíadas científicas

adolescentes na escola preparacao olimpiadas cientificas

Compartilhe:

Muito mais que medalhas, as olimpíadas científicas são competições que potencializam toda a comunidade escolar.

Desde o incentivo à participação nas competições até o suporte pedagógico dos professores, a escola tem um papel fundamental nessa caminhada olímpica.

Contudo, só as matérias dadas em sala de aula não são suficientes para a preparação dos estudantes. É necessário complementar o estudo com conteúdos que vão além da grade curricular, aliando conceitos teóricos à atividades práticas.

Nesse sentido, se a escola apostar em programas de preparação para as olimpíadas, seja por meio físico ou digital, terá mais chances de apoiar a comunidade escolar. E claro que a tecnologia pode potencializar ainda mais este processo.

Continue lendo e descubra quais são os benefícios das olimpíadas de conhecimento, tanto para estudantes quanto para a escola.

Benefícios das olimpíadas científicas para estudantes

Com certeza os estudantes são muito beneficiados ao participar das olimpíadas. A seguir listamos 5 desses principais benefícios para eles:

  1. Facilidade em desenvolver habilidades e competências: estudantes que participam de competições científicas precisam lidar com situações desafiadoras que vão muito além do dia a dia em sala de aula. Para que possam administrar bem as emoções e melhorar seus estudos, acabam desenvolvendo habilidades e competências técnicas e socioemocionais, como criatividade, resiliência, empatia, pensamento crítico, entre outras. Além disso, desenvolvem habilidades de redação e de interpretação textual. Afinal, normalmente, as primeiras fases das olimpíadas são com questões de múltipla escolha. Conforme as fases avançam, as demais etapas envolvem treino de como escrever uma resposta com qualidade e que gere entendimento por parte do avaliador.
  2. Oportunidades de ingresso no ensino superior: muitas universidades públicas acolhem alunos olímpicos através de vagas dedicadas aos medalhistas. Também há chances de ingressar em faculdades privadas com bolsas de estudos. Imagine quantas portas são abertas para os estudantes!
  3. Vivência de novas experiências: ao ter contato com estudantes e professores de outras escolas e participar de viagens de estudos, os estudantes vivem experiências diferentes: conhecem novas culturas, fazem novas amizades e trocam ideias e experiências entre si.
  4. Diferencial no currículo: qualquer atividade extraclasse é vista com bons olhos pelos recrutadores de empresas e de universidades, inclusive internacionais. Estudantes que participam de olimpíadas científicas tem um diferencial no currículo, pois foram além e buscaram se desenvolver e se desafiar ainda mais, além do contexto escolar. Assim, estes estudantes ganham pontos em processos seletivos!
  5. Melhora do desempenho escolar: como mencionamos antes, ao ter contato com conteúdos complementares, desenvolvendo habilidades e competências fundamentais para a vida, os estudantes acabam melhorando o desempenho na escola, pois eles percebem que são capazes de superar barreiras e os próprios limites. Sem falar que quem se prepara para olimpíadas tem mais repertório na hora de resolver questões e pensar em soluções aos problemas. Da mesma forma, como o treino para a olimpíada envolve novos formatos de se estudar, o estudante também se desenvolve com repertório de estudo, potencializando a rotina de estudos. Esta é mais uma consequência positiva da preparação para as olimpíadas.
ebook planejamento escolar olimpíadas científicas

Benefícios das olimpíadas para escola

Se você acha que só os estudantes têm a ganhar com as olimpíadas de conhecimento, confira os benefícios para as escolas:

  1. Apoio ao planejamento pedagógico: a gestão escolar em conjunto com a equipe pedagógica pode fazer ações para criar uma cultura olímpica na escola. Essas ações influenciam toda a comunidade escolar. Além disso, favorecem o engajamento e a motivação para aprender. Os estudantes passam a olhar para o processo de ensino-aprendizagem com uma visão mais protagonista, autônoma e participativa.
  2. Promoção de desafios para os docentes: como os professores precisam fazer uma curadoria de materiais e preparar conteúdos para apoiar os estudantes, acabam se desafiando junto com eles. Ao mesmo tempo, os docentes precisam pensar em tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e significativo, o que os faz procurarem novas metodologias de ensino, como as metodologias ativas. Além disso, assim como os estudantes, os professores também têm possibilidades de viver novas experiências de viagens, fazer um intercâmbio entre escolas e ter contato com outros docentes que atuam no mesmo segmento.
  3. Destaque ao diferencial competitivo: ao divulgar a participação e os resultados dos estudantes da escola nas competições nacionais e internacionais, a instituição se destaca e ganha diferencial competitivo frente à outras instituições, já que mostra à comunidade escolar toda a preocupação com a inclusão dos seus estudantes no meio científico, prática fundamental para promover pesquisas e transformações na sociedade.
  4. Favorecimento do reconhecimento da instituição de ensino: a escola também ganha mais visibilidade na comunidade escolar e na mídia, favorecendo a captação e fidelização dos estudantes. Da mesma forma, os reconhecimentos podem vir de instituições nacionais e internacionais.

Viu só como são numerosos os benefícios das olimpíadas científicas? Nós temos uma solução que pode facilitar o ingresso dos seus estudantes nessas competições. Estamos falando do Olimpíada+ , plataforma de cursos com conteúdos preparatórios para as competições, com um quadro de professores ex-medalhistas. Demais, não é?

Gostou do conteúdo? Então, saiba mais detalhes sobre como as olimpíadas científicas podem apoiar o projeto pedagógico da sua escola.

Leia também

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

amaiseducacao.com.br

Conte para nós: o que você está buscando?

small_c_popup.png

Vamos conversar pelo WhatsApp

Fale com nosso
time comercial