logo amais educação

Dia da Escola: uma comunidade unida pela educação

Dia da Escola - Plataforma A+

Compartilhe:

A transformação da Educação teve uma líder no último ano: a escola. Unidas, elas foram responsáveis por responder em tempo recorde às demandas do “novo normal” e garantir as melhores condições possíveis para alunos, professores e comunidade escolar.

Por isso, neste Dia da Escola, conversamos com a Raquel Ruy, diretora geral do Colégio Universitário – nosso parceiro no uso das soluções da Plataforma A+, sobre as transformações e aprendizados das escolas, assim como as perspectivas para o futuro. Confira!

  • Como está sendo a experiência do Colégio Universitário com os formatos de educação à distância, impulsionados pela pandemia?

Está sendo um grande desafio, entretanto, notamos o crescimento de nossa equipe e a aproximação das famílias com o Colégio.

  • Qual o papel da tecnologia nas transformações das formas de educar?

Entendemos que a tecnologia tem papel fundamental. Já era uma necessidade e a pandemia apenas acelerou este processo. Hoje, vemos professores que tinham dificuldade para mandar uma mensagem WhatsApp fazendo aulas ao vivo, colocando conteúdos na plataforma e procurando novas maneiras de encantar o aluno a distância.

  • Quais os aprendizados e ferramentas que o Colégio Universitário levará do momento que vivemos?

O melhor uso dos recursos tecnológicos a serviço da educação. Nós aprendemos que somos capazes de nos superar. As ferramentas da plataforma Estuda+, os vídeos, as lives e muito mais foram as ferramentas e recursos que nos chamaram mais atenção.

  • Vimos a escola sair de um prédio e de uma sala de aula e virar uma comunidade unida pela educação, presente por meio de plataformas, ferramentas e redes sociais. O que mudou e o que continua igual?

No Universitário, o que não mudou foi a busca constante pela excelência e qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Mudamos o olhar do professor para este processo. Alteramos as práticas, os formatos, as maneiras de corrigir as atividades, as avaliações e toda a práxis pedagógica, porém, mantivemos sempre o mesmo objetivo: a excelência da educação.

  • Quais os novos papéis da escola neste novo momento?

Entendemos que cresceu a necessidade de trabalhar mais com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O socioemocional ganhou muita importância, a Escola passou a dar mais autonomia aos alunos e os educandos se tornaram mais protagonistas da aprendizagem.

  • Você quer deixar algum recado para a comunidade escolar neste momento tão delicado?

Primeiramente, gostaria de parabenizar a todos, afinal, observei uma notável articulação de tecnologia e prática pedagógica. E se estamos superando os desafios impostos por uma pandemia como esta, tendo a educação como a grande inspiração, acreditamos que podemos ser melhores, como profissionais e pessoas, a cada dia.

Acreditar no poder transformador da educação, vale a pena!

Quer saber como a Plataforma A+ pode ajudar nos desafios da sua escola? Agende uma demonstração.

  • Leia mais:

Gostou? Receba conteúdos como este!

Newsletter quinzenal com conteúdos para simplificar o seu trabalho

Seus dados estarão protegidos e serão usados conforme a nossa Política de Privacidade.

Compartilhe:

Explore outros conteúdos

O que você está procurando?

Conte-nos!