A transformação digital atingiu em cheio a Educação. Nesse processo, exigiu que as escolas corressem atrás de incorporar a tecnologia necessária para não parar suas atividades e manter a qualidade de ensino. Um ano depois, qual o saldo dessa experiência?
Para debater os desafios e os resultados alcançados em 2021 recebemos dois parceiros da Plataforma A+ em uma live na Jornada Bett Online 2021. Confira:
Alguns insights da conversa:
- As escolas que já investiam na incorporação da tecnologia superaram com mais facilidade os desafios impostos pela pandemia. O Physics, que utilizava a Plataforma A+ desde 2019, iniciou a rotina de aulas online 48 horas após o fechamento das escolas – o que foi um grande diferencial competitivo no mercado.
- A transformação digital não anda para trás. Cada vez mais vamos adicionar tecnologia à gestão escolar e ao processo de ensino-aprendizagem.
- As soluções de aulas online foram as grandes protagonistas em 2020. Mas a tecnologia aplicada à Educação pode e deve ser mais do que isso e utilizar ferramentas como a personalização do aprendizado (adaptive learning) e gamificação para potencializar o aprendizado dos alunos.
- Resultados de um ano de experiência com utilização da tecnologia de forma ampliada: melhor mensuração do nível de aprendizado dos alunos, aproximação da comunidade escolar (pais participando mais da rotina de estudos dos alunos), automatização de processos administrativos (ganho de tempo e agilidade) e incorporação de metodologias ativas de ensino (aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida).
- A tecnologia é parte fundamental na retomada das aulas presenciais de forma segura, possibilitando estratégias como o regime de presença alternada.
- A tecnologia é aliada das escolas tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto na gestão escolar.
- Utilizar a tecnologia para simplificar processos administrativos e tomar decisões baseadas em dados é focar no que realmente importa: a qualidade do aprendizado dos alunos.