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Webinar Oportunidades de aprendizagem em um cenário desafiador: lições, boas práticas e resultados

Pessoa sentada a mesa no escritório identificando oportunidades de aprendizagem

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Nos últimos anos a área educacional viveu muitos desafios. Um deles foi o de garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem diante de tantas mudanças e dificuldades.

Nesse contexto, professores, famílias e, principalmente, os estudantes foram impactados. Não é à toa que a defasagem na aprendizagem é o principal problema identificado por 93% dos professores entrevistados pela pesquisa TIC Educação 2021, realizada pelo Cetic – Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Para Paulo Freire, “não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”. Então será que, além de lacunas, é possível identificar oportunidades de aprendizagem? E como a escola também pode aprender com as lições deixadas por esse cenário?

Para responder a estas perguntas, no dia 11/08, a amais educação promoveu o Webinar “Oportunidades de aprendizagem em um cenário desafiador: lições, boas práticas e resultados”, com a participação de Silvana Araújo, Diretora do Colégio Cândido Portinari em Salvador, Bahia, e Volmar Souza, Diretor Geral da Rede Marília Mattoso. A live foi mediada por Veruska Alves, Head Pedagógica da amais educação. Confira neste artigo os principais destaques do webinar!

Oportunidades de aprendizagem: principais reflexões do webinar

Nossos convidados trouxeram ricas contribuições para todos os gestores escolares. Alguns pontos foram destaque do bate-papo, como a necessidade de considerar o estudante como peça central do processo de ensino-aprendizagem e de compreender a tecnologia como aliada da educação. Veja os principais pontos a seguir:

Avaliação diagnóstica e estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem

Para começar a falar sobre oportunidades de aprendizagem, é preciso inicialmente identificá-las. Nesse sentido, Silvana reforçou a importância da avaliação diagnóstica

“Quando recebemos os estudantes esse ano, foi necessário fazer um mapeamento de aprendizagens. Aquele planejamento que nós tínhamos como nossa referência, muito vinculado às séries e às exigências da BNCC, só fazia sentido se pudéssemos revelar qual era o ponto de partida dele. As avaliações diagnósticas foram importantíssimas para revelar os conhecimentos proximais que os alunos tinham em relação àqueles que seriam abordados.” comenta Silvana, Diretora do Colégio Cândido Portinari (Salvador/BA).

Volmar, Diretor Geral da Rede Marília Mattoso (Niterói/RJ), salientou esse ponto de vista, ao dizer que “os diagnósticos levantados pelos professores começaram a apontar algumas questões individuais e de turma, e pudemos começar a reagir em cima disso. Muitas vezes nós trabalhávamos com a turma e a educação era desenvolvida igual para todos, como se todos fossem os mesmos”.

Essa fala destaca a relevância de um ensino personalizado que de fato enxergue o aluno na sua individualidade. Ambos os gestores também enfatizaram a importância de tratar o estudante como ponto central do processo de ensino-aprendizagem.

“Não dá mais para atuarmos como na velha escola, em que só podíamos entender que o processo não tinha funcionado bem no final da unidade. Hoje precisamos ter mudanças de rota no período em que o processo está acontecendo. E aí a tecnologia vem para trazer esse conforto para o professor. As estratégias de ensino passam a ter como ponto central o estudante.” reitera Silvana, que é graduada em Pedagogia com especialização em Coordenação Escolar.

Tecnologia como aliada da escola e do estudante

E por falar em tecnologia, Volmar, que também é fundador do Curso Sala de Ensino, graduado em Letras e pós-graduado em Literatura e em Administração Escolar, comentou sobre o uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica e o quanto as ferramentas digitais apoiam na garantia da significação do aprendizado.

“A tecnologia não separa as pessoas do mundo. Ela te insere de uma forma diferente no mundo, te faz compreender melhor o mundo. A educação é isso: ensinar os jovens, crianças e adolescentes a fazerem uma leitura mais ampla possível do mundo que as circundam, para dar significado àquilo que está no material didático.” comenta Volmar.

Leia também: 8 benefícios da tecnologia para a educação

Bons resultados educacionais em tempos incertos

Outro ponto de destaque da live foi o ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), no qual ambas as instituições de ensino tiveram resultados expressivos acima da média Brasil e com destaque no ranking internacional das instituições que realizaram o PISA.

Silvana comentou sobre o Estuda+, plataforma de gestão da aprendizagem da amais educação, e o quanto essa ferramenta apoiou esse resultado do PISA ao identificar lacunas de aprendizagem e entregar dados para tomada de decisão pedagógica durante o processo de ensino-aprendizagem.

“Esse resultado traz para nós algo que de fato carimba o trabalho que foi desenvolvido, o professor passa a ser um gestor, a gente empodera o professor no sentido de ele acompanhar como um gestor de um processo de aprendizagem.” destaca Silvana.

Volmar complementa: “Hoje uma escola que tem uma plataforma e que sabe utilizá-la, se beneficia dos dados que ela oferece tanto para o corpo pedagógico, quanto para alunos e famílias que seguramente se sentem mais amparadas por ter um acompanhamento mais próximo de seus filhos”.

Para saber mais sobre as oportunidades de aprendizagem identificadas pelos gestores escolares do colégio Cândido Portinari (Bahia) e da Rede Marília Mattoso (Rio de Janeiro), e como eles lidaram com os desafios dos últimos anos, assista ao webinar completo. Aproveite, afinal, aprender nunca é demais!

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