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Quais os principais desafios da profissão professor?

desafios da profissão professor

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Contribuir com a formação educacional de alguém deixa marcas para toda uma vida, pois o aprendizado e a troca de experiências é mútua e transformadora. Mas você sabe quais são os desafios da profissão professor e como é possível encará-los da melhor forma? Com certeza a tecnologia auxilia os professores na construção e desenvolvimento de habilidades e saberes dos alunos, mas de que maneira?

No dia 15 de outubro comemora-se o Dia dos Professores e para celebrar essa data, convidamos alguns profissionais da Plataforma A+, que já atuaram na docência em escolas e universidades, para uma roda de conversa sobre esse assunto. Confira os insights e inspire a sua prática docente.

Desafios do presente e do futuro

O professor do futuro precisará desenvolver habilidades para uma melhor relação com a comunidade escolar e para um melhor desempenho de sua profissão. Elas estão conectadas diretamente à capacidade de enfrentar os desafios atuais e futuros e, por isso, devem ser desenvolvidas desde já.

Entretanto, vale lembrar que além do docente buscar conhecimento e desenvolvimento por si próprio, a escola também precisa investir na formação continuada desses profissionais, para apoiá-los nessa jornada. Mas, afinal, quais habilidades precisam ser desenvolvidas? Vejamos algumas delas:

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é um desafio para todas as pessoas e é extremamente necessário. Essa habilidade, aliada à inteligência emocional, nos permite lidar de forma mais assertiva e equilibrada com o mundo que nos cerca. Há muito tempo que Sócrates já dizia “Conhece-te a ti mesmo”, não é verdade?

Para o professor Anselmo Medeiros, Diretor Comercial da Plataforma A+, “o movimento é primeiro interno”. Assim, o professor que se conhece enquanto pessoa e profissional, consegue lidar melhor com as situações do dia a dia escolar.

Veruska Alves, Head Pedagógico da Plataforma A+, complementa: “às vezes estamos falando do projeto de vida dos alunos, mas a gente não entende o nosso próprio projeto de vida”. Portanto, desenvolver essa habilidade é fundamental, pois ela guiará todas as outras.

2. Flexibilidade

Sem dúvidas, grande parte do contexto educacional do futuro tende a ser digital, em uma realidade híbrida. Diante disso, o professor precisará ter ainda mais flexibilidade na sua conduta docente. De que forma?

Marco Vieira, Head Pedagógico e Product Owner da Plataforma A+, ressalta que diferente do ensino presencial, onde percebe-se o clima em sala de aula e as expressões e interações do aluno, no ensino híbrido ou no EAD, “os sinais são outros: o que o aluno escreve e como responde a uma questão. Isso vai ficar cada vez mais evidente, e o professor vai ter que perceber e ler de forma diferente o aluno”.

Além disso, destacamos também a desigualdade de recursos tecnológicos que temos no Brasil. Com certeza, a pandemia da Covid-19 deixou isso ainda mais explícito, pois enquanto muitos alunos têm pleno acesso a um computador com internet, outros não vivem na mesma realidade. 

Às vezes “a família tem uma agenda, um horário a ser cumprido, às vezes tem dificuldade de acesso, um computador só para a família inteira. Essas diferenças vão começar a ficar muito mais evidentes e o trabalho do professor vai requerer que ele também entenda as novas realidades desses ambientes” reforça Marco.

3. Comunicação

A habilidade de comunicação também é essencial para os professores, tanto no que diz respeito à comunicação do conteúdo em si, quanto ao relacionamento com a comunidade escolar.

Dessa forma, o professor precisa ter uma comunicação clara e eficiente, evitando ruídos no processo e encantando o aluno sobre o assunto discutido. Além disso, o professor deve usar as TDICS – Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – a seu favor e como apoio para o ensino. 

Nesse sentido, o professor precisa “ser proativo, no sentido da busca pelo entendimento das tecnologias.” salienta Marco.  Portanto, uma comunicação que permita uma fluidez dos conteúdos e diálogos em classe é muito importante.

Robson Ricardo Giacomozzi, Desenvolvedor de Sistemas da Plataforma A+, reforça a importância de buscar aproximar-se do aluno por meio da comunicação. “Esse é um grande desafio, entender que cada aluno absorve e compreende de forma diferente. Precisamos falar a linguagem deles, hoje mais do que nunca, para ter a atenção necessária para passar a mensagem que a gente precisa.”

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4. Inovação

Quando citamos a habilidade de inovação, não estamos falando somente de tecnologia. Inovar significa estar atento às mudanças e às novidades. É preciso acompanhar o mundo volátil em que estamos vivendo atualmente.

Os alunos também estão imersos nessa realidade e o professor não pode se isolar. Robson ressalta que o docente precisa “compreender a tecnologia para saber até onde pode chegar com ela”.

Além disso, utilizar as metodologias ativas de aprendizagem para promover um ambiente educacional mais colaborativo e atrativo é fundamental. “Não é à toa que a STEAM ou a PBL têm ganhado muita força, porque uma parte das pessoas costuma aprender bem quando coloca a mão na massa. Isso vai ser mais comum, e é aí que a tecnologia pode atuar. A gente consegue dar ferramentas para que esses conteúdos possam ser mais atrativos, possam ter uma realidade aumentada, uma realidade virtual, uma inteligência artificial que corrija a redação do aluno, por exemplo”, destaca Marco.

5. Resiliência

“O professor tem que ser adaptável não só aos contextos da sala de aula – que é cheio de incertezas, o tempo inteiro – mas estar disposto a ser resiliente e se adaptar a esses novos modelos”, enfatiza Veruska.

No contexto de sala de aula, por exemplo, o professor se depara com uma turma com diversas características pessoais e realidades familiares distintas. Ao mesmo tempo, com níveis e formatos de aprendizagem diferentes. É um dos grandes desafios da profissão professor ter que lidar com tudo isso. Por isso, ser resiliente é indispensável.

Ser resiliente é a habilidade de passar por situações desafiadoras sem deixar que isso interfira na saúde física e emocional. É perceber de que forma é possível se moldar a essa situação, ao invés de tentar modificá-la. Essa habilidade é fundamental para o professor lidar melhor com as situações, aprender com elas e tirar o melhor proveito das adversidades.

6. Aprender continuamente

Veruska traz um conceito bastante atual e pertinente para reflexão: a habilidade de lifelong learning ou aprendizado contínuo. Para ela, o professor precisa ”estar de olho no que está acontecendo e uma dessas maneiras é gostar de aprender coisas novas, estar sempre aprendendo”.

Certamente esse é um dos principais desafios da profissão professor em um mundo com tantas informações e mudanças. Por isso, a formação do professor deve ser contínua, não só na sua área profissional, mas em outros temas que surgem no dia a dia.

E como a tecnologia apoia a prática docente?

Não resta dúvidas de que a tecnologia reflete positivamente no cotidiano escolar. Mas é importante compreender qual a relação entre tecnologia e o processo de ensino-aprendizagem. Confira algumas opiniões a seguir:

“Vejo essa relação quase como obrigatória e fundamental ao mesmo tempo, porque ela fornece o alcance, conteúdo, e a agilidade que precisamos para o ensino. E, ao mesmo tempo, ela gera interesse e facilita a aprendizagem, porque temos que estar presente no dia a dia dos estudantes”, ressalta Robson.

Marco complementa ao dizer que “a escola precisa ser um pedacinho do mundo lá fora, um mundo controlado, no qual ensinaremos os alunos e, a partir disso,  eles vão poder andar por si só e trilhar os seus caminhos”. Ele faz uma reflexão importante: “O mundo tem celular? Tem! Então a gente precisa saber lidar com o celular. O mundo tem TV e internet? Então temos que saber usar tudo isso de forma adequada e em benefício do aluno”.

Logo, não há como separar escola e tecnologia, pois ela faz parte do cotidiano do aluno fora do ambiente escolar. Portanto, querer isolar o aluno desses recursos é totalmente inviável. O professor assume, então, um importante papel de curador dos conteúdos disponíveis na internet. Esse é mais um dos desafios da profissão professor: se tornar um guia para os alunos, orientando-os para o uso consciente da tecnologia a favor do aprendizado.

“Temos ferramentas de pesquisa maravilhosas, mas às vezes o aluno não sabe como utilizá-las. E é por isso que eu acredito que a tecnologia tem um caminho gigante para ser explorado, não só como ferramenta, mas em todo processo de ensino-aprendizagem”, reforça Marco.

De outro lado, Anselmo acredita que “se os nossos professores não tiverem uma formação adequada, não souberem exatamente quem eles querem formar e a escola não tiver um projeto pedagógico definido, a tecnologia por mais moderna que seja, continuará sendo só um instrumento, não um bem ou vantagem em si.”

Veruska complementa ao dizer que a tecnologia precisa ser utilizada com uma intencionalidade pedagógica. “Hoje os alunos conseguem acessar tudo com muita facilidade. As crianças já são nativas digitais, já estão nascendo nesse processo. Como vou gerir pedagogicamente isso?”

Para finalizar

Certamente, os desafios da profissão professor são muitos. A escola exerce um importante papel nesse sentido, pois precisa servir de apoio a esses profissionais essenciais para a educação. E nós, da Plataforma A+, oferecemos diversas soluções digitais para auxiliar o professor em sala de aula, potencializar a aprendizagem dos alunos e otimizar o dia a dia das instituições. Que tal saber mais sobre os nossos produtos e amparar os professores da sua instituição?

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