Muitos são os desafios da educação bilíngue! Mas infinitas são as oportunidades nesse nicho educacional, tanto do ponto de vista pedagógico, quanto da perspectiva de oferecer um diferencial na captação de matrículas.
Fato é que com a educação bilíngue os estudantes recebem formação integral para o futuro, sendo beneficiados nas esferas cognitiva, emocional, cultural e social.
Isso porque a educação bilíngue propõe o estudo não só de uma segunda língua, mas também de conteúdos multidisciplinares por meio de um segundo idioma, enriquecendo a experiência de aprendizado dos alunos.
Mas por que será que, mesmo diante de tantos benefícios, apenas 3% das escolas privadas brasileiras oferecem uma educação bilíngue? Quais são os desafios e as oportunidades que permeiam uma educação bilíngue na prática?
Para responder a estas e outras perguntas, no dia 27/10, a amais educação promoveu o Webinar “Educação Bilíngue na prática: desafios, oportunidades e muita aprendizagem!”
A live contou com a participação de Paulo Dantas, Sócio-fundador da Troika, especialista em educação digital e gerenciamento de projetos bilíngues, e Alice Pereira, Sócia-fundadora da Linguix, que também atua junto a escolas de idiomas e grupos educacionais em projetos de bilinguismo. Quem mediou a live foi Veruska Alves, Head Pedagógica da amais educação. Confira neste artigo os principais destaques do webinar!
Contexto da educação bilíngue, aprendizado e aquisição linguística
O webinar iniciou com uma contextualização sobre o cenário bilíngue no Brasil, além de explicar as principais diferenças entre os tipos de ensino bilíngue e como se aplicam no dia a dia escolar, com destaque ao programa bilíngue, tema foco deste bate-papo.
Paulo, Sócio-fundador da Troika, aproveitou o momento inicial também para destacar a diferença entre aprendizado e aquisição de uma segunda língua, reforçando que “o processo de aprendizado pode ser mais rápido, mas é menos natural”, salientando a importância de um processo de aquisição na fluência linguística dos estudantes.
A fim de elucidar a diferença entre aquisição e aprendizagem de uma língua, trouxemos uma contribuição de Stephen Krashen, famoso linguista e pesquisador americano, autor de diversas obras na área Linguística, dentre elas “The Natural Approach: Language Acquisition in the Classroom”, da qual foi retirada a citação a seguir:
Assim, proporcionar vivências em inglês por meio da exposição linguística, sem que haja, necessariamente, um estudo sistemático da língua, torna esse processo similar à aquisição da língua materna.
Nesse caso, a língua atua como meio, através do aprendizado multidisciplinar. A aquisição linguística é, assim, fundamental para que a educação bilíngue aconteça de fato.
Leia também: Ensino bilíngue: o que é e como funciona?
Desafios da educação bilíngue na educação básica
Entre os muitos desafios da implementação de uma educação bilíngue na educação básica, dois foram destacados pelos participantes:
Sensibilização das famílias
Do ponto de vista de um programa bilíngue, Paulo explicou sobre a importância da contextualização e sensibilização das famílias, no sentido da escola ser o mais transparente possível, alinhando as expectativas familiares, em relação a como acontece o aprendizado da segunda língua pelo estudante.
Por exemplo, quando falamos da importância de se aplicar diferentes formatos de avaliação (portfólios, debates, seminários, autoavaliações etc.) e não apenas o formato tradicional de avaliações escritas, “as famílias, às vezes, têm dificuldade de entender esse processo, porque elas próprias não passaram por isso, já que viemos de uma tradição profundamente conteudista” comenta Paulo.
Para isso, a escola “precisa abrir um caminho de diálogo constante, sobretudo porque é comum que a família não saiba se comunicar em inglês. Então, as expectativas ao redor desse processo de aquisição linguística das crianças, às vezes, precisam ser ajustadas” complementa Paulo.
Formação de professores
Já quando se fala dos professores, fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, inclusive no contexto da educação bilíngue, Veruska, Head Pedagógica da amais educação, reforça que “é importante trazer a figura do educador como uma figura empoderada, facilitadora desse processo, mas que também vai passar por uma formação que tem como objetivo estimular a capacidade do docente em termos de proficiência na língua estrangeira, bem como na sua prática pedagógica, a partir de metodologias imersivas significativas à aprendizagem dos alunos.”
Por isso é tão importante que as escolas apoiem os docentes em processos de formação continuada, como também, deem suporte pedagógico no dia a dia escolar, entendendo de que forma podem ajudar na aplicação e na melhoria das práticas pedagógicas da sua equipe escolar.
Bilinguismo e a relação com a era digital e o edutainment
Durante o webinar, os participantes reforçaram a importância da integração de conteúdo físico e digital para proporcionar uma experiência de aprendizagem mais significativa e engajadora aos estudantes.
Nesse sentido, Alice, Sócia-fundadora da Linguix, reitera: “o digital é importante também porque estamos vivendo um momento onde tudo está acontecendo online. É impossível blindar os alunos de estarem expostos à Internet e às redes sociais, por exemplo. Então, inseri-los nesse contexto online ajuda muito no letramento digital que, na verdade, trata de entender como interagir com as ferramentas digitais, como fazer uma pesquisa, como identificar uma fake news, por exemplo.”
Para tanto, aliado a isso, é interessante usar materiais autênticos, ou seja, que não foram criados para fins pedagógicos, mas que podem ser utilizados como recursos de ensino. “A ideia desse material não é trazer o idioma como o centro, mas sim algum conteúdo. Por exemplo: uma reportagem de jornal ou de televisão é um material autêntico, porque não foi feito para ensinar o idioma, ele já existe dentro de um contexto.”
Já em relação ao edutainment, ele se apoia em materiais de entretenimento, que também não foram criados para fins pedagógicos, mas que podem ser utilizados para ensino, desde que traçados objetivos de aprendizagem.
Além disso, no caso do edutainment, o uso de personagens de séries, filmes e desenhos animados acaba encantando e, consequentemente, engajando mais os alunos.
O bilinguismo como diferencial no ciclo de matrículas e rematrículas
Quando chega o período de matrículas e rematrículas, é preciso intensificar a divulgação dos diferenciais da sua escola. E a boa notícia é que o bilinguismo tem tudo a ver com o ciclo de matrículas!
Em um cenário onde apenas 5,1% dos brasileiros acima de 16 anos de idade afirmam ter algum conhecimento no idioma inglês, segundo pesquisa feita em 2013 pelo Instituto Data Popular para o Conselho Britânico (British Council), proporcionar uma educação bilíngue é uma forma de mudar este cenário, já que há a possibilidade de captar novos estudantes, além de ser um excelente argumento para a retenção de alunos.
Paulo reforça isso ao dizer que “essa é uma porcentagem bem restrita da população, o que, de certa forma, é muito interessante para as escolas do ponto de vista de venda.”
Veja também: 7 dicas para potencializar as campanhas de captação de alunos e ter melhores resultados
Ficou curioso para saber mais sobre os desafios da educação bilíngue? Então, aproveite e assista ao webinar completo! A live, que contou com especialistas em bilinguismo e trouxe informações valiosas para os educadores, está imperdível!
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